Crítica estruturada das imagens Luz e Sombra
Hoje irei analisar a composição de fotos do João, resultado do exercício que fizemos de fotografar um objeto de papel explorando os efeitos de luz e sombra nele.
Composição
Sobre a composição, a primeira e terceira imagem dão a impressão que estamos dentro de um túnel e a luz entra por algumas frestas, iluminando parcamente o objeto. Especialmente na última foto há uma certa sensação de movimento, quase como se o objeto girasse. A imagem do meio se distancia da proposta das outras, mostrando possivelmente outra perspectiva deste.
┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈
Detalhes
Tive a impressão que essa foto deveria expressar um túnel ou passagem, então me incomoda o canto superior direito que mostra o fundo e delimita o objeto de papel. Acredito que esse desconforto não estaria presente se a foto estivesse cortada um pouco acima de modo que só vemos a parte escura no fim desse túnel. Essa escolha resultaria em um certo mistério, pois não se conseguiria definir o que o papel representa.
Visto separadamente, a impressão que tenho é que o objeto se mostra à direita na imagem, sendo delimitado pela sombra projetada por ele. Essa é a fotografia que mais se distancia das outras e acredito que confere um contraste interessante para a composição.
Para mim, a foto mais interessante da composição. Há um balanço interessante entre a luz e as sombras em tons de cinza, sendo que as partes mais escurecidas criam padrões circulares interessantes que imprimem a sensação de movimento. O enquadramento é bom e nosso olhar percorre da área inferior direita para a superior esquerda, contribuindo para marcar ainda mais essa movimentação.
┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈
A próxima análise será de uma composição que pudemos escolher livremente e, portanto, optei pela de Karolina.
Composição
A primeira imagem não conversa muito com as outras duas, sendo a que mais destoa desse padrão ondular e circular. As linhas retas conferem certa rigidez às sombras e não seguem a lógica das seguintes. Se ela estivesse ao meio o contraste seria obtido, já que as figuras circulares seriam interrompidas pelas retas.
┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈┈
Detalhes
As linhas retas que delimitam a luz dão a impressão de asas, o que de certa forma combina com a movimentação que as outras fotos propõem à composição. Porém, a existência de outras linhas que não seguem um padrão acabam por criar um ruído na estética da fotografia, tirando o foco da imagem principal que é formada pelo jogo de luz e sombra.
Nesta fotografia o objeto de papel, ao ser dobrado, cria um efeito de onda e movimento que é agradável de se observar. O fundo, completamente escuro, contrasta com o papel branco iluminado que, assim, tem sua forma clara e demarcada. O canto superior direito, por possuir uma ponta solta do papel, cria um ruído na imagem que poderia ser solucionado com um simples corte, deixando-a mais sutil e fluida.
Essa é minha foto favorita da composição, principalmente por ter brincado com esse efeito de luz e sombra que acabou por delimitar um ponto central. Este ponto é o mais escurecido da foto, sendo delimitado por um círculo iluminado que, assim que se aproxima das bordas, perde sua força. Aliado a isso, as curvas da dobradura do papel criam uma espira que, para mim, se assemelha à um caule que segura uma flor.


Comentários
Postar um comentário